Stockinger Scarinci Paulo Roberto do Carmo

Imagem

Francisco Stockinger (XICO) fala sobre as artes plásticas no RGS e especialmente em Porto Alegre. Em seu entender, o progresso nas artes, em nosso meio, de maneira geral, deve-se principalmente aos seguintes fatores: 1 – Clube da Gravura; 2 – Associação Rio-grandense de Artes Plásticas; período que vai de 1956 a 1959; 3 – O debate de Iberê Camargo sobre o marasmo das artes plásticas no RGS, do que resultou a formação do atelier livre da Prefeitura, onde foram ministrados cursos do próprio Iberê, Marcelo Grassmann e outros; 4- Dinamização do Museu de Arte do RGS; 5 – Formação de seções especializadas junto aos jornais. Os jovens artistas gaúchos têm oportunidade até demais; o futuro, para tais jovens, é promissor; “Se continuarmos nessa marcha – diz Xico – dentro em pouco seremos, indiscutivelmente, o terceiro centro do Brasil”.

(…) opinou Carlos Scarinci  “a medida em que for possível institucionalizar o movimento gaúcho, através da criação de um verdadeiro museu de arte e estabilização do movimento das galerias, em sentido tanto comercial como artístico, teremos critérios de avaliação mais rigorosos, que por isso mesmo, definirão o nosso movimento em termos objetivos de valores estéticos.’”(p.23)

Paulo Roberto do Carmo autor de ‘Crisbal, o guerreiro’, se pronuncia: “Penso que a situação atual no Rio Grande do Sul, no que se refere à poesia é de expectativa – mas no sentido grego da palavra – isto é: cega e cruel. Vivemos um estado cultural selvático e inóspito à subsistência e educação do poeta. O sol da intolerância e da incompreensão estiola qualquer florescência que não esteja inserida no código de industrias e profissões. (…)”

REVISTA DO GLOBO

ANO XXXVIII – Número 928 -Primeira Quinzena de Agosto –1966

Um comentário sobre “Stockinger Scarinci Paulo Roberto do Carmo

  1. como obter informações sobre a galeria de artes Scarinci que era na galeria Malcon na rua da praia em Pôrto Alegre/RS. Obrigado.

Deixe um comentário