escala de valor

“Nas diferentes partes do mundo os homens encaram os acontecimentos pelos próprios padrões duramente adquiridos, e os julgam, teimosos e confiantes, unicamente pelas suas próprias escalas de valores e nunca pelas dos outros.

E apesar de não existirem muitas diferentes escalas de valores nesse mundo, temos porém algumas: uma para avaliar os acontecimentos próximos e uma outra para os acontecimentos distantes; as sociedades mais antigas têm uma, e as sociedades jovens têm outra; pessoas mal sucedidas têm uma, e pessoas bem sucedidas, outra diferente. As escalas de valores divergentes se esganiçam em tons discordantes, deixando-nos aturdidos e confusos e, para não sentirmos dor, afastamo-nos de todos os outros valores, como se faz quando se encontra a loucura e a ilusão e, confiantes, julgamos o mundo inteiro pelos nossos próprios padrões domésticos. Por isso consideramos maior, mais dolorosa e menos tolerável não a catástrofe que realmente é maior, mais dolorosa e menos tolerável, mas aquela que nos afeta mais de perto.” (p.44-45) Alexander Solzhenitsyn Uma palavra de verdade…

O que é verdade, o que, de fato, move minha vida e meus sentimentos? Já não sei mais… quando menina, quando jovem eu tinha tantas certezas! O que não acontecia, certamente, era apenas uma espera, aconteceria. O mundo estava em boas mãos: seria decidido o certo. Em japonês, holandês ou francês, português desejávamos apenas, A P E N A S (penas?) fazer o certo, o correto… Ou estou imaginando?

Céu cinzento / frio gelado, silêncio assustado. Aonde quero estar? Eleições importam. Mas a gente quer mesmo saber o que vai acontecer? Tenho uma ideia precisa do que aconteceu? Ou apenas meu quintal, minha sacada, meus vasos de flores, minha voz, meu passeio… M E U e ponto. Ponto final depois do possessivo. Pensar dá uma exaustão! E tentar entender o pensar mais difícil ainda. As imagens se alteram, e as vozes se misturam. Teremos eleições. Eu penso? Elizabeth M. B. Mattos – julho de 2024 – Torres (por aqui cinzento e atrapalhado)

Deixe um comentário