debutantes festas discos e velhas revistas… um punhado de passado (ufa! da festa ainda não encontrei… viagem no tempo)

se a irmã passa uma semana, se a sobrinha me encanta com passeios e voltas e delícias de uma memória de criança que cresceu nos veraneios de Torres… nossa SAPT, nossas barracas, no Farol Hotel, as casas que ainda estão cuidadas, prontas, e as ruas intactas…

então eu me surpreendo com o céu da Guarita, a majestade do Parque e novas e enormes casas protegidas no condomínio transformam as caçadas de correrias em parques /jardins / cuidados com vigias e flores… a Torres sofisticada de um mundo murado protegido.

se tudo invade meu mundo quieto e amoroso entre tardes e tardes com o neto, projetos, conversas e sonhos, rindo com a IA que se manifesta certeira… e exercícios primeiros que fortificam meus braços, minhas pernas e me fazem ativa e disposto.

volto ao tempo de sem hora com tempo, tempo derramado de alegria ao folhar as Revistas do Globo, as novas caixas para disco, as sessões de dança, ginástica artística…ah! que orgulho ver a pequena Valentina se apresentar, e brilhar… aquele empenho de ser primeiro lugar, de estar pontuando, de estar concorrendo, de estar / ter nas pontas dos dedos seus onze anos graciosos, trabalhados, méritos e sacrifício, alegria a explodir com verdade e fogos a cada etapa. parabéns minha neta! parabéns! orgulho! quero me debruçar neste tempo de se feliz, feliz…bom saber que a minha Luiza ergue a casa em Pernambuco ficando raízes e com as mãos planta a nova vida, sente nas mãos a conquista, enterra raízes e espera frutificar… orgulho! Ana não interrompe nem o sono nem a vigília / assim, interruptamente ela constrói vida orgulho trabalho, coragem, e forte / forte / dona do seu tempo / saúde / progresso só ela administra a luz e a noite. Meus filhos! Pedro encontra no Rio de Janeiro o começo, a Lattoog a ser palmilhada, seus desenhos, suas tintas, é ele. E sou eu. Elizabeth M. B. Mattos – outubro de 2025 – Torres

Primeira visita/viagem Rio/Porto Alegre de Ana Maria. Eu, feliz apresentando a minha filha. Apartamento da rua Garibaldi /POA

Flávio Tavares visitando Torres para trabalharmos com os textos de Iberê Camargo

Deixe um comentário