As crianças deviam ser educadas em contato com grandes bibliotecas. A convivência diária com livros. Reflexão e silêncio. Contínua adaptação a mais meticulosa ordem. O exercício ajudaria a juventude.
Durante o tempo em que estivemos juntos imaginei cada palavra que poderia dizer, pensei o discurso, imaginei o pretexto. Separei qualidades e defeitos. Confundi amor com responsabilidade. Felicidade com abnegação. Elaborei mentalmente a conversa. Reconsiderei dificuldades. Repassei leituras adequadas, selecionei autores. Não houve conclusão. Retomei os livros. Bibliotecas particulares da casa dos avôs, dos pais, do tio Almir… Necessárias mesmo sem ser manuseadas.
Pensei: uma estante pode ser uma instigante biblioteca de respostas.
Elizabeth M.B. Mattos – 2012 – Torres
sem livros não há vida! ou há?????
Livros , leitura sao fundamentais na educacao.E’ um otimo exercicio para a imaginacao e a criatividade. Com o avanco tecnologico,as criancas vao ler em tablets e os livros vao mofar nas prateleiras….
Será? Acho que já mofam nas estantes por descaso, mas nada substitui o prazer do livro…Um tablet? Não quero acreditar. Como Amós escreve, acho que já coloquei a citação no BLOG, vou verificar…os livros são de fidelidade insubstituível.
Também penso como tu, mas não é geral, também são caros… e difíceis de limpar; poucas pessoas colocam livros na sala, por exemplo. Muitas não sabem o motivo dos filhos não lerem, mas elas não leem… Vivência de professora. Mesmo com alunos da faculdade há dificuldade para a leitura…Era minha bandeira. Ainda é…