Chácara – Parque Saint-Hilaire

 Foto na Chácara: 

Arnaldo Ferreira, Felizberto, Fidelis, Roberto M. B. Mattos (em pé atrás do

Flávio) e Flávio M.B. Mattos (sentado de chapéu, com gravata).

O  menino é Vannius Ferreira Mattos.

Imagem

Vannius, filho de Flávio Menna Barreto Mattos em pé na pedra.

002

A  Chácara hoje é  o Parque Natural Saint´Hilaire

O nome do Parque Saint´Hilaire é uma homenagem ao biólogo francês, que esteve no Brasil em 1820, Augustin François Cesar Provensal Saint´Hilaire, estudioso que contribui para os estudos da flora e da fauna no Rio Grande do Sul.

A história do parque confunde-se com a utilização da área. Criado oficialmente em 1947, como Jardim Botânico Municipal, foi enquadrado no Sistema Nacional de Unidades de Conservação em 2003, pelo decreto 14.289, passando a ter a denominação Parque Natural Municipal Saint´Hilaire.

O parque possui uma área de 1.148,62 hectares, com um perímetro de 18.920,79 metros, dos quais 240 hectares são destinados ao lazer e 908,62 hectares se destinam à preservação permanente. Localizado entre os municípios de Viamão (cerca de 89% da área) e Porto Alegre (cerca de 11% da área), no prolongamento da avenida Bento Gonçalves, é administrado pela Smam desde 1976.

O pai adorava a Chácara – tenho uma memória apertada / pequena daquela memória dele! E é como se as palavras / o som da voz voltasse… Não é saudade a palavra, mas V O L T A / tempo de estar com eles e sinto outra vez a casa da Vitor Hugo 229 em Petrópolis! As voltas. Elizabeth M.B. Mattos –  abril de 2013

Um comentário sobre “Chácara – Parque Saint-Hilaire

  1. Nestes campos nasceram meu pai(1888) e seus 16 irmãos. Como existiam 5 arroios a prefeitura desapropriou as terras de meu avô (teu bisavô) para fazer a primeira hidráulica de Porto Alegre. Também tenho muitas lembranças.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s