“Para um lugar em que se possa estar sozinho e onde acontecem coisas não planejadas, coisas que não são nenhum elo na corrente nem mais uma etapa positiva ou negativa ou grave. E ser um homem livre.“(p.189) AMÓS OZ, no livro UMA CERTA PAZ .
Diz /escreve com intensidade. Os livros trazem inquietação, ansiedade pela liberdade. Não é questão política, mas ter ar e direitos como todos. Respirar sem medo. Que o outro não seja muro ou obstáculo, mas alguém para estender a mão, acarinhar. Precisamos uns dos outros, mas livres e com amorosidade. Elizabeth M.B. Mattos – 28 de dezembro de 2018 Torres morre Amós OZ aos 79 anos.
Os livros de Amós Oz sempre me tocaram, ou me responderam, ou me levaram às questões importantes e inquietaram. Escrever. Escreveu tanto! Traduzido em muitas línguas: lutou, trabalhou, se fez presente… Um especialista das grandes solidões e dos verdadeiros amores. Que os livros estejam disponíveis nas melhores livrarias, que não seja esquecido. Beth Mattos ! Ele fez a diferença enquanto viveu, seguirá, silenciosamente o seu trabalho nas releituras e edições de sua obra. Como Philip Roth! Ele também importa.