CIORAN

Excesso de vontade. Excesso no desejo. A relação flui lenta, preguiçosa. Neste/deste jeito gosto de nós dois juntos. O que não impede uma efervescência violenta interna reprimida. E o sono esparramado nesta sexta-feira silenciosa explica os excessos: esfreguei, ordenei sem método ou jeito. Entregue ao brilho das meninas. Ao bronze da praia: cheiro de férias e sal. Eu me transporto para os braços da Anita, do Roberto, da paciência de meus pais. Sinto o perfume das lajotas enceradas. Do gosto de abacaxi. Beleza das uvas… Já  temos laranjas! E o sol se termina ainda cedo. Os filhos cresceram. E  espero. Fecho encantamento e amarro a lembrança de Torres sendo apenas praia céu e gosto de milho. Lagoa do Violão! Sofisticação do que já passou… Elizabeth M.B.Mattos abril de 2019 – Ana e Luiza em Rio Pardo, os netos também: expectativa. Eu sou o chocolate.

A verdadeira filosofia é a literatura, a única reflexão que não teme o escândalo da vida. Fora disso, mostra Cioran, só existem tentativas positivistas de regular o regulável, o limitado, o racional. Mas o verdadeiro filósofo deve alimentar-se de paradoxos, de paixões, de ironias, de tempestades. ‘Não se evita impunemente uma crise interior‘, avisa Cioran.

“Cioran  evitou as concessões. Teve sucesso sem adorar o brilho. Permaneceu libertário mesmo quando se tornou um mito, uma celebridade, um adulado. Desprezou os prêmios e as horarias fáceis. Buscou no tédio, no vazio,  na insignificância das coisas, o sabor da existência. Só há sentido na falta de sentido. Depois de ter reduzido o tudo ao nada, suspirou: ‘Se não escrevo mais, é por estar farto de caluniar o universo.Quando a maioria dos pensadores estiver relegada ao silêncio empoeirado das estantes, Cioran ainda resistirá como um analista do impossível, um mestre da dúvida, um espírito da mordacidade a serviço da palavra maldita. A sua insolência resistirá ao sol do tempo dando sal a impaciência dos que já não suportam a morosidade do’ vitalmente correto’.Tradução e apresentação de Juremir Machado da Silva

flores hoje

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s