Verão de J.M. Coetzee

“Apaixonado… Apaixonado por mim ou pela ideia de mim? Não sei. O que sei é que ele tinha razões para ser grato a mim. Eu facilitei as coisas para ele. Existem homens que acham difícil cortejar uma mulher. Têm medo de expor seu desejo, de se expor a uma recusa. Por trás desse medo muitas vezes existe uma história de infância. Eu nunca  forcei John a se expor. Eu é que fazia a corte. Eu é que fiz a sedução. Eu é que controlei os termos do caso. Fui eu até quem decidiu quando acabar. Então, o senhor me pergunta: Ele estava apaixonado?; e eu respondo: Ele estava agradecido.” (p.72)  J.M. Coetzee – Verão

Estar apaixonada  pode ser um estado de permanência sem rumo, desnorteado. Pegar um avião, comprar flores, caminhar sem sentir, ou céu ou chuva, ou aquela precisa sensação (não sei definir), aquela certeza de que tudo está exatamente no lugar certo (o meu certo, não sei como será o do outro…). Estar apaixonado também pode ser acordar uma vontade. Gritar / chamar pelo teu nome, e responderes… Em alguma página do livro eu perdi o teu retrato. Esqueço teu rosto, não sei mais a cor dos teus olhos. Estar apaixonada!

“Ele foi o único homem que eu conheci que me deixava ganhar uma discussão honesta, que não berrava, nem armava confusão, nem saia bufando quando via que estava perdendo. E eu sempre ganhava dele, ou quase sempre. A razão é simples. Não que ele não conseguisse argumentar; mas ele conduzia a vida dele seguindo princípios, enquanto eu era pragmática. Pragmatismo se movimenta, o chão se transforma debaixo dos nossos pés; princípios estão sempre um passo atrás. (p.69)

Voltei ao texto. Sou tão a mesma! Covarde. Eu não consigo dizer/explicar o sentimento inteiro ou falar como, realmente, eu sou. Não consigo ser frontal, eu não consigo… Escrever pode ser a tentativa escamoteada de sentir e dizer, mas sempre escondida atrás de uma página. Vou ter que enfrentar! É preciso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s