Pavilhão de Mulheres

Eu gostaria de tê – lo conhecido quando ele era jovem gigante,  pensou Madame Wu. Ela continuou sentada, numa paz perfeita, absolutamente imóvel, as mãos cruzadas, os anéis brilhando suavemente em seus dedos. Isso mesmo, André quando jovem devia ter sido uma visão extraordinária para uma mulher. Ele era bonito mesmo na meia-idade, mas quando jovem devia ter sido um deus. Depois, ela sentiu pena daquela jovem mulher […] Mas, em algum lugar de seu coração, ela ainda pensava em André, com amor ou ódio. SE fosse uma mulher de coração pequeno, haveria de odiá – lo; se fosse uma mulher de coração grande, não o teria culpado e ainda continuaria a amá – lo. Ou talvez não pensasse mais nele. Era possível que ela estivesse simplesmente cansada e além de qualquer sentimento, como pode acontecer com as mulheres, quando seus corações e corpos são usados demais. Era a fraqueza da mulher que o coração e o corpo estivessem unidos; quando o corpo era usado demais, o coração também se desgastava, a menos que tivesse amor, como o que ela sentia agora por André. A morte a aliara do corpo dele. Se ele tivesse vivido, poderiam  perder suas almas na armadilha da carne. Ela ficou surpresa ao sentir nesse instante um súbito movimento do sangue.

‘Sou uma mulher, apesar de tudo,’ pensou ela, um tanto divertida. […] Notando pela porta aberta como o luar estava maravilhoso sobre as suas orquídeas, sob os bambus, […]  Pearl S. Buck – Pavilhão de Mulheres – (p. 250)

Quem não leu este livro? Madame Wu há de ficar para sempre na literatura mundial, como uma das mais fascinantes personagens femininas. Pavilhão de Mulheres é considerado um dos melhores romances de toda a extensa e brilhante bibliografia de Pearl S. Buck, Prêmio Nobel de Literatura em 1938.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s