desejo por alguém

Nessa questão de ter desejo por uma pessoa, duas confusões têm me chamado especial atenção. A primeira é que grande parte das pessoas não se dá conta de que o mais frequente desejo inicial não é o desejo por alguém. É o desejo da conquista. Mais especificamente, o desejo de conquista do desejo de alguém. Como na música de Caetano Veloso: “[…] pois quando eu te vejo, eu desejo o teu desejo“. Uma vez produzido esse encontro, outras terão de surgir e outros encontros desejo -objeto terão que acontecer para que um desejo pela pessoa possa se construir. Caso contrário, fim. Um caso célebre de fixação no desejo de conquista, de ficar parado nele, era o de Don Juan. Uma vez conquistada uma mulher, o desejo se extinguia. Ele precisava de outra para que o desejo surgisse novamente.

A segunda confusão, muitas vezes derivada da primeira, é supor que desejar alguém é, automaticamente, desejar transar com alguém. Quando Freud disse que em cada relação sexual as pessoas revisitavam toda a evolução de sua sexualidade, desde a fase oral (daí a vontade de beijar, de tocar com a boca ) passando pelos desejos sadomasoquistas, de Domínio e submissão, e exibicionismos-voyeuristas, até se concentrar na prioridade do desejo genital, ele não estava simplesmente falando das “preliminares”, mas da multiplicidade de desejos que antecedem a ideia da penetração. […](p.151)

Volto à história do início do livro: poder ensaiar para viver o que se é, é não ter que representar, é não ter que fazer performances, nem na vida, nem na cama. O aprendiz da sexualidade é o aprendiz de seu próprio desejo, é o aprendiz de si mesmo..” (p.152) Francisco Daut da Veiga O Aprendiz do desejo – A Adolescência pela Vida a fora

https://www.letras.mus.br/caetano-veloso/43879/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s