A ILHA

Falam Calipso e Ulisses

Calipso:

Ulisses, não há nada de muito diferente. Também você, também você, como eu, quer viver numa ilha. Já viu e viveu de tudo. Talvez um dia eu lhe diga aquilo que sofri. Todos dois estamos cansados de um grande destino. Por que continuar? Que importa se a ilha não é aquela que você procurava? Aqui nunca acontece nada. Há um pouco de terra e um horizonte. Aqui você pode viver para sempre.

Ulisses:

Uma vida imortal?

Calipso

Imortal é quem aceita o instante. Quem já não conhece um amanhã. Mas, se se gosta da palavra, pode dizê-la. Você chegou mesmo a esse ponto?

Ulisses:

Pensava que fosse imortal quem não teme a morte.

Calipso

Quem não espera viver. Certamente você está perto disso. Também sofreu muito. Mas por que esta fixação de voltar para casa?

[…] Mas se você não renuncia às suas lembranças e sonhos, se não deixa de lado a obsessão e não ceita o horizonte, não se livrará daquele destino que conhece. (p.130-131) Cesare Pavese Diálogos com Leucó

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s