Angústia azul

O motivo  da angústia, da tristeza súbita nem sempre é objetivo, transparente. Caminhos internos, pequenas decisões nos arremessam para um terreno pantanoso, dolorido. A chaga ferve. A experiência anterior de frustração, o pavor diante do erro se manifesta na paralisação. E queremos dormir. Aquietar o corpo, viajar na sonolência. Estamos no limiar…

Olhei para meu pai sentado na cadeira grande perto da lareira. As portas do alpendre escancaradas. Sob a mesa redonda, abertos os livros de consulta. Quieto, olhos semicerrados, pensativo. Não interrompo. Recuo. Subo as escadas para o quarto. Sentimentos de interdição. As decisões não me parecem objetivas, mas embaralhadas pelo pânico. Abro as duas janelas, e me jogo na cama vestida, eu também espero o tempo passar…

Duas amoreiras carregadas! As frutas estão verdes, algumas rosadas, outras vermelhas. Um matiz de primavera. Sinto frio. É o vento! Elizabeth M.B. Mattos – setembro de 2012

 

 

4 comentários sobre “Angústia azul

  1. que tu escreves bem, aliás, super bem, sempre soube…. espera um tempinho para eu ler tudo com calma. Vou mandar teu endereço “pela” aí.

  2. A angústia, a repetição dos erros é inerente ao ser humano… vivemos nos propondo a mudanças a novos caminhos. Às propostas internas onde nós queremos SER diferentes do que somos, fomos… só pode gerar angústia. Devíamos praticar a arte da aceitação e auto conhecimento.
    Nos paralisamos na mudança do ano, na expectativa de que com ele venha uma súbita mudança interna. Que o ano nos abençoe com novas bençãos…sonhos e realizações. Com feridas curadas.
    Tudo partindo do zero como se fôssemos folha em branco, vazias…Quisá!!!

    • cada vez me impressiono mais com a família!!!! certamente existe herança genética neste escrever tão bem! parabéns Beth pelos teus escritos (confissões!?) e, parabéns também, pelos da Ana e Luiza!!! me dá prazer ao lê-los!!!!

  3. Parabéns Beth….escrito maravilhoso…..todos nós carregamos alguma angústia dentro de nós.Mas é bem mais fácil usarmos uma máscara para as mais diversas ocasiões e fazermos de conta que vai tudo bem….Adorei as amoras no final., nítida sensação de algumas ja superamos(amadurecimento) outras não……

Deixe um comentário