Confissões para Cinquenta Anos esta Noite

001 (4)Terminei a leitura com prazer, esclarecida. Os fatos históricos relevantes estavam perdidos! Memória afetiva a minha.

Fui lendo Cinquenta Anos Desta Noite para te reconhecer, para me encontrar. Que pecado! Narcisa, circular, um pouco tola, e no espelho! Achei graça na história os Menna Barreto. Eu a tenho noutro formato, o Robertiano… A frase que cita Anita e Roberto se alonga numa centena de páginas porque tudo que o Rubens podia ser, ou pensar estendi ao meu pai calado, minha mãe belicosa, ativa! Como se eles fossem prolongamento mesmo  escondidos na grande biblioteca da Vitor Hugo. 

Eduardo, Dado: o casamento prematuro me afastou do mundo, o rompimento com Luis Afonso Antunes foi terrível, embora muitos anos mais tarde Flávio Tavares me devolvesse o sentido de amar. O percurso. Estranho, maravilhoso (pelo menos para nós leitores familiares, e incluídos) a forma sutil, e assim intensa com que atiças alguns fatos. Claro que envolves tua mãe com um manto quente, teu pai menos. Herói, modelo, cidadão? Controverso. E não escondes o principal. O leitor ligeiro nem perceberá algumas dores, o teu orgulho! Esgotas emotividade mesmo na timidez. E levantas a história do Rio Grande do Sul:  a cada nome citado lemos páginas e páginas de nós mesmos. Ativas a memória, resgatas o tempo sem pesar. Nós leitores alongamos, e aguardamos os desdobramentos que estão para chegar ao segundo volume.

Estou em Torres, como quase sempre estou.

Ah! Esqueceste de mencionar a casa de Ipanema onde o Saci e eu brincávamos no pátio como locutores… Será que ele lembra? O meu querido Francisco! Estes dias encontrei uma foto da Lígia entre amigas, bem em frente da casa! E também um cartão que mandaste da Boca do Acre… Estas coisas que nos pegam ao sair das caixas e guardados como pedaços vivos do passado… Um beijo. Aguardo notícias. Anexos escritos conforme te prometi. ElizaBETH a prima.

Depois do almoço: sol tímido, a ansiedade de sempre. Tenho que fechar as malas e voltar para Porto Alegre.

Deixe um comentário