Repetindo Torres

Fui ver o mar quando cheguei. Aberto! Perfumado, inquieto! Barulhento. Colorido. O frio, contudo, não me permitiu molhar os pés. Na casa, aproveito o calor e o fogo alto da lareira. Cozinho o pinhão e o feijão do jeito que têm de ser feitos. O café, sem pães nem geleias açucaradas. No fim da tarde, caminho pela cidade. Que bicho mais louco é o homem! Depredador, nocivo, cruel. Areia e pedras. A Ilha dos Lobos. A Lagoa do Violão, sem aguapés: poluída. O rio Mampituba, escuro, botos seguindo cardumes; o mesmo rio. Os molhes que facilita a entrada dos barcos… Daquele lado eu gosto, o cheiro é outro. Lembro a vida do começo da barranca. Os molhes: mar e rio. Beleza importa, sim. Não a das pessoas, mas dessa natureza que sobrou. Essa pode ser nomeada bela. Não é mais balneário, mas cidade. Torres em cimento com edifícios de vinte andares, sombra. As dunas desapareceram. Árvores exóticas, muros de vidros. Piscinas. Restaurantes. Quiosques e a sede dos veranistas. O morro do Farol tem rua… Os barcos pesqueiros circulam a Ilha dos Lobos. Por todos os lados o homem avança. Em Torres venta.
De volta para casa estico as pernas no balanço da varanda. Pelo envidraçado vejo objetos que se movimentam pelo chão: meias, copos, garrafas e livros; ou imagino esta dança? Se estivesses comigo!  A casa está numa desordem permanente. Sigo com as pernas esticadas, penso em abrir a última garrafa de vinho, comer o último pedaço de peixe, e as uvas que sobraram no pote verde. Preciso fazer as malas.

2 comentários sobre “Repetindo Torres

  1. Quero meu mar de volta… sentir o mar o sol. Me sinto morrer sem ele. E sem fogo… esse meio termo acaba comigo. Não sou feliz assim. Sou extremista até pra dor. Tudo deve ser intenso… odeio o morno. Vida escondida, desculpas não servem mais… o passado foi o futura vira de um jeito ou de outro….mas virá. Sorete tua poder ver o mar e molhar os pés. Meu mar é morto e o fogo apagado. Gostei do texto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s