Palavra distorcida, venenosa

Surpreendida por revelação inusitada, volto ao tempo. Afinal esta jovem, atenta amiga, boa e carinhosa foi portadora de generosidade, carinho desmedidos durante tanto tempo! Estas são as minhas lembranças. A ferida, a dor, o talho de faca, não lembro. Devo tê-la magoado, retalhado. Ou tudo é loucura.  Atrapalhada nas emoções lava raiva contida, de muitos anos, imagino, e despeja impropérios a meu respeito escandalizando a ouvinte ocasional.  Logo fico sabendo, ou nem sei se foi logo. Fico sabendo das palavras ofensivas. Estupefata.

Amorosidade e raiva se confundem.  Muita raiva no enorme amor. O sentimento juvenil foi maior do que o meu atabalhoado receptáculo. Não sei onde eu agreguei, protegi, ou ajudei, mas também amei. Embalo ainda a ternura.

Esta raiva enorme cheia de ódio despiu velhos sentimentos represados, doloridos. A me destratar denudava-se em queixas amorosas.

Afastadas faz um tempo de quinze, ou dez anos pode-se empurrar motivos… Estou longe da trepidação do asfalto, das vaidades, das conversas ligeiras. Mais velha, e comovida. Impropérios não chegam como pedra, mas dor miúda de falta, da certeza que o outro sofre. A carência do palco, as palavras, alguma coisa ruim se remexeu dentro dela. Somos assim, os seres humanos, acovardados por palavras.

As minhas lembranças enroladas com fitas e etiquetadas estavam acomodadas na boa memória, hoje saltaram pra calçada. E volto ao tempo. Escrevo outra vez, meu amigo. Foi um sonho esta raiva toda batendo na minha janela…

Tramas amorosas, descabeladas, complicadas. Se a porta permanece aberta permitindo o entrar e sair, tão à vontade, a mágoa engorda, cresce, transborda.

De repente, afastar-se na interioridade da cidade pequena é um privilégio.

4 comentários sobre “Palavra distorcida, venenosa

  1. Beth, toda história, sempre tem dois lados…interesses escuso de quem relata os fatos, talvez por ciumes, desejo de ter um relacionamento igual as das duas amigas e esta pessoa não tem… por isso é q sempre independente da hora , da surpresa e da dor que na hora q você está ouvindo o relato, devemos sempre dar uma parada e antes de deixar as emoções nos envolverem, devemos confrontar as pessoas, a que falou , a que narrou o fato p você e colocar em pratos limpos…nada como ter tudo as claras… porque de repente você se “envenena” por tantos anos e depois com o passar do tempo, você vai ver que não era bem assim… porque o tempo mostra tudo… e você pode perder uma amizade por conveniência dos outros . E no final você é que se ferra. Eu já fui assim de acreditar muito nas pessoas, no que me falavam, e no final nada era como tinha sido narrado e eu perdi boas amizades que poderiam ter sido para sempre em minha vida.

    • Perfeito amiga. Captaste bem o essencial do POST. Bom que o tempo nos faz mais sábia, aquietada. Exatamente como colocaste, sempre tem dois lados. E a doçura deve estar sempre escudando estas alfinetadas… Obrigada por tua complementação. Deveria ser inserida no texto base para todos lerem. Saudade amiga das nossas carioquices!

  2. A velocidade com que passa o tempo e a vida, me assusta , porque somos finitos e nossa hora final se aproxima. Já passei a idade de me achar eterno , e vejo a morte mais a frente, mas não tento apressar o passo, mas sim tentar ir em direção ao destino inevitável, o mais devagar possível.
    E para não perder tempo precioso da vida , procuro ignorar as maldades , e tentar dar valor apenas à felicidade , que se encontra até nas pequenas coisas.
    Falar isso é fácil, mas a maldade e a injustiça incomodam… mas não posso me deixar ser atingido por elas, para , repito, não perder o tempo de contato com as coisas boas que a vida nos oferece.
    beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s