camisola com renda e bordado

Desde que se separara da mulher perdera lastro e sentido: as calças sobravam – lhe na cintura faltavam -lhe botões nos colarinhos, principiava pouco a pouco a assemelhar -se a um vagabundo associal em cuja barba cuidadosamente feita se dectavam as cinzas de um pretérito decente. Ultimamente, observando – se ao espelho, achava que as próprias feições se desabitavam, as pregas do sorriso davam lugar às rugas do desencorajamento.  No seu rosto havia cada vez mais testa:  […]” (p.95) Lobo Antunes – Memória de Elefante

Será que tem diferença do nosso português para o luso?!, brilho no detalhe: cinzas do pretérito perfeito ou  próprias feições desabitavam  ou  pregas do sorriso ou rugas do desencorajamento.  Ou sou eu meio intensa …, um pouco deslumbrada!

Em Lobo Antunes o texto se transforma em detalhe, cada parágrafo reviravolta nesta memória de elefante. Deveria ser nossa, minha, mas não …, impressiona lucidez. Sem esquecimentos ditos momentâneos, claro!, ainda não coloco óculos na geladeira, nem a manteiga vai para gaveta. Vivendo eu comigo a me superar na desordem …, que ninguém toque a campainha ou pense fazer uma visita casual! Uma semana para sossegar a alma e decidir que nos veremos no café da lagoa, ou no banco da praça. Depois …, não vou nem até a esquina e fecho as janelas. Ah! que descuido pensar em comer sonhos e beber chá! Volto a leitura. Este livro se abriu nas minhas mãos! Descuido. Elizabeth M.B. Mattos – dezembro sem árvore de Natal, nem empanadas. Geraldo gostava de árvore grande, natural e Papai Noel, já o Jorge gostava de surpreender indo visitar o pai noutra cidade! Flávio passava em Buenos Aires. E quando criança íamos dormir cedo, camisolas com rendas e bordados. Lençóis perfumados. Acordávamos dentro do Natal. Acuda! 2018 está terminando, e segue ventando muito nesta esquina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s