os bebês acalmam

Se eu pudesse ficaria grávida outra vez, os bebês acalmam. Ou os projetos: não sair / não falar / não rir. Caminhar um pouco, e depois ficar / ir ficando, ou  chegar no N A D A, devagar. Às vezes penso que ter saído da Garagem de Arte tão sem explicação tenha sido mais dolorido que tudo, mas é assim, não tem volta, afundou comigo.  De que vale pensar? O que é a consciência senão a superfície do oceano da alma? Ninguém pode tirar a solidão de mim. Tem dias que sinto o tempo, o envelhecimento, o corpo sem frescor, as rugas das mãos, da pele, do tempo! Tem dias difíceis! Este é um deles. Quando lembro da sensação de juventude daquele encontro! Nos encontramos como se houvesse tempo, muito tempo para viver, e não tivemos. Entraste na minha vida – não se sei se sei como seguir. Chegar aonde é preciso. Leio tua voz nos bilhetes apressados, nas horas corridas, e ainda sinto / penso / procuro. Não sei o que apreendi, e…

Mais do que isso: aprendi a chamar à minha mesa convidados de longa viagem, que vêm inclusive de tempos distantes, e me faltam na condição de homens que morreram cedo demais – por exemplo os amigos de anos jovens – ou que apenas continuam falando por seus livros, e, ditos mortos, ainda continuam vivendo. Eles trazem notícias de uma outra estrela, continuam discutindo, mesmo à mesa, ou querem ser redimidos com a ajuda de histórias de mentira que se fingem piedosas, porque eles se enrijeceram se transformando em imagens de pedras medievais. Mais tarde eu estendi meu próprio tempo e escrevi o romance O Linguado,[…]” Günter Grass  Nas Peles da Cebola – Memórias

Quando penso, e eu penso: tocar pode tirar a sede, saciar a fome. Descansar o olhar no teu olhar. Não tocar… Olhar. Beber o café, ou a água, seguir o tempo, tua voz. N A D A. Vou voltar, tu sabes. Silencioso tu me esperas, eu te espero ansiosa. O tempo é que se cansa de nós dois, cansa de esperar. Elizabeth M.B.Mattos – janeiro de 2019 –  Já passou um ano inteiro.

valentina pequena no avião

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s