amabilidade

Fui à noite a seu apartamento e no princípio tivemos café e amabilidades, sentíamos o que inevitavelmente se sente quando alguém mostra sua obra a outro e sobrevém esse momento quase sempre temível em que as fogueiras se acenderão ou será preciso admitir, escondendo – o com palavras, que a lenha estava molhada e fazia mais fumaça que calor.” (p.57) Júlio Cortázar – argentino bem francês  – Orientação dos gatos -, contos. Este conto Recortes de jornais, tem epígrafe: Embora não ache necessário dizer, o primeiro recorte é real e o segundo imaginário. Tradução de Remy Gorga, filho –  Rio de Janeiro – Nova Fronteira, 1981.

Abril como temperatura. Estado de ânimo e energia, fato. Encantamento, outro. Ando a te pensar e a estranhar os empurrões: aconteceu tão fácil nosso abraço, natural, e assim, como eu vou explicar, estupidamente, trágico e silencioso.

Um ano, não meu querido, dois anos. Eu, de natureza alegre, vou me distraindo com a flor do vizinho, a risada na sacada, a moça do oitavo andar olhando/medindo o sol já de roupa de banho! Hoje é domingo, obrigações cumpridas, um banho de mar…

Afago a preguiça. Quero um dia de não fazer nada. Igual aos gatos espreguiçar e ronronar. Sono domingueiro.

Velhos vícios: vou trocar móveis de lugar, medir espaço e comprar rosas. Omelete de espinafre e as últimas rodelas de abacaxi. Colecionar amor neste teu olhar castanho preguiçoso, inquieto e barulhento. Céus! Aquieta! Respira! As pessoas dizem, repetem assim, respira! Ansiedade e saudade se misturam imprecisas: ioga e mentalização! Aguento  miséria, descalabro e até indiferença. Respira! Elizabeth M. B. Mattos – abril de 2019 – Torres: Domingo de Ramos , os sinos!livros esta não usei ótimo aquele dia inesquecívelAquele dia foi inesquecível! Quero voltar. Paris e Torres: uma festa em movimento! O farol: iremos/ subiremos o morro e lá de cima, no farol sentiremos o desalento do tempo: mudou. E 1968 foi um ano decisivo e inquietante, sobrevivemos. Tínhamos que ter nos encontrado nos meus dezessete anos, eu sei. Beth Mattos

Um comentário sobre “amabilidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s