última palavra

Leitura de bom livro, genial autor. Impacto / medo e perplexidade. Terminei Passo de Caranguejo -, demorei a ler as 205 páginas. Espanto / susto a cada impasse. Curso intensivo de emoções – problema indissolúvel: ser pessoa, ser humano, ser gente e estar no palco a representar o mesmo texto. Sempre o mesmo a ser interpretado. Representar. Surpresa! Em verdade, as coisas não se repetem, as coisas permanecem iguais, e as mesmas. Não importa o que se possa fazer para mudar / melhorar / representar melhor, ou pior / forjar… Ficam iguais o tempo todo, não importam os anos nem o empenho. Fica igual o tempo todo, apenas não se sabe / não se tem consciência desde arremedo nem se consegue identificar o momento exato em que se petrificaram / estratificaram! Não conseguiremos ser melhores, nem piores, somos os mesmos!

Eu não mudei / não melhorei, nem piorei. Sou a mesma menina que um dia descreveste tão bem!

É uma farsa… e qualquer tentativa de fugir / representar / inventar, inviável! Somos a mesma metamorfose de nós mesmos. (Peço desculpas por usar a primeira pessoa do plural, não a primeira do singular, o eu. Ou misturar tudo. Não posso julgar o outro, sou eu que vejo assim… a mesma pedra a ser carregada, o mesmo engano, a mesma dúvida! A mesma representação.) Elizabeth M.B. Mattos – maio de 2019  depois e ainda com Günter Grass, volto para terminar O Linguado com a celebração da comida, do sexo e da vida, com vontade de ler O Tambor.

Ela só quer é se ver sempre confirmada, unicamente ela. Aquilo que não lhe diz respeito fica proibido. Mas a arte, meu filho, não se deixa proibir.” (p.52) Günter Grass O Linguado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s