fotos se amontoam…

[…] “aquilo que imaginamos serem os nossos pensamentos fundamentais acerca do mundo não passa, muitas vezes, de confidências a respeito da juventude do nosso espírito.” Gaston Bachelard

Foto de Elizabeth bebê. Ainda posso encontrar outras da menina, com a Dinda Felícia, em Santo Ângelo, quando o Telmo servia por lá, outra em Ponta Grossa. Este tio, primo-irmão da mãe muito me carregou para cá e para lá.

Lembro da boneca linda com cabelos naturais, Chapeuzinho Vermelho! Delicada. Os olhos se mexiam. Era de louça, francesa. O vestido curto. Tão bonita minha boneca! E volto no tempo. Se eu nasci em setembro de 1946, e parece que foi mesmo neste ano (risos), e a mãe viajou 1949 para Paris, fazer um curso. Eu tinha três anos. E quatro anos ou já cinco quando voltou. Quem cuidava das meninas? Éramos três. Se este ano de ausência importou, quem eu sou? Quem é esta menina de três anos? A Ligia, mãe da Magda, morreu no desastre de avião. A mãe voltou em 1950. Como posso lembrar das grandes festas de Natal? E a casa da rua Vitor Hugo 229 tinha um grande pátio com jacarandás, depósito de lenha, enorme cozinha, e o jardim na frente. O cão pastor, o Tom, e o Japp, o cão da Suzana, e os gatos. Na outra foto, ano que a Tânia casou, 1958 ou 1959, não sei bem, o casamento eu usava carpins brancos e tinha os cabelos muito curtos. Depois da primeira reforma. Os muros desapareceram e a grade na janela da frente, enorme, único adorno. Eu gostava! E as venezianas! Lareiras. Pesadas cortinas. Beleza! No casamento eu usava carpins brancos e tinha os cabelos muito curtos. Estudava no Colégio Santa Inês, com as dominicanas. E o Petrópolis Tênis Club era o máximo! O Pedro agarrado na grade querendo caminhar. Ao lado, na rua Marquês de Pinedo em Laranjeira, Rio de Janeiro, com Aroldo Rodrigues grávida de oito meses do Pedro. Casamento, com Érico Veríssimo e Mafalda. Com a Joana nos braços, dia do batizado no Palácio Laranjeiras. Com Guilherme Antônio, filho da Suzana, nos braços, em Porto Alegre. Érico e a mãe padrinhos da Rita (filha do Alberto Ruschel ,o ator) e depois a casa da Vitor Hugo, 229 em Petrópolis – Porto Alegre.

 

A mãe em 1967. Poemas e cartas. A viagem de volta para o Brasil depois de um ano na França. “Perante o fogo que morre, quem está a soprar desanima; não sente o entusiasmo suficiente para comunicar a sua própria força. […] realiza o seu desânimo e a sua impot^rmcia, transforma num fantasma a sua própria fadiga. Deste modo, a marca do homem versátil encontra – se em todas as coisas. Aquilo que declina e aquilo que sobe em nós transforma – se no sinal de uma vida oculta ou no despertar para o real. Semelhante comunhão poética provoca os erros mais tenazes opostos ao conhecimento objetivo.”(p.84)  Gaston Bachelard A psicanálise do Fogo – Coleção O mega / Estúdios COR

E lembro da casa do Rubens M.B. Costa em Ipanema. Que franja tão curta! Que jeito faceiro! A mãe já tinha voltado. Eu deveria ter meus cinco anos, ou quatro? Bem feliz! E já os verões em Torres e nossos piqueniques nas pedras! Outros tempos de ser feliz! Na outra foto pousando para Revista Globo, na Vitor Hugo, no que seria o Pavilhão. Onde fazíamos nossas reuniões dançantes! Os documentos da viagem de volta da mãe. E os poemas e cartas. Ela teria escrito um, dois livros, ou três e quatro tanto artista e poeta era!  E bonita! […] a vida renda. Se vou me lamentar da ausência retomo o cuidado, o encantamento com que ela, minha mãe, fez acontecer na vida das três meninas. Inclusive autenticidade e cumplicidade.  Não se pode emprestar restrição, arrependimentos ou frustrações, mas vida na vida. A foto da mãe é de 1967.

 

Carta de Eleitor de Pedro Alexandrino de Mattos, meu avô português. Ana Maria 2019. O meu pai, ainda na Marinha. Luiza pequena. Geraldo e eu (grávida da Ana Maria). Notícias de jornal quando lacei o livro da biografia de Xico Stockinger / tempo da Garagem de Arte. Poema da mãe, foto do pai.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s