Nelson Rodrigues, óbvio

Leitura como onda, pois é, para encontrar o leitor há que se estender / aprender e se divertir. Errar, mas continuar: livros se reviram nas estantes.

Tenho promovido tão tenazmente o “óbvio” que ele se tornou íntimo de toda uma população. Sim, fala-se do “Óbvio” como se ele fosse um amigo, um parente ou jogador do Flamengo.

Aprendi que as coisas ditas uma vez, é só uma vez, morrem inéditas. Claro que os eternos descontentes, que sempre os há, protestam – “Você já escreveu isso”. E, um dia, uma senhora bateu o telefone para mim: – O senhor escreveu, hoje, a “Confissão” de ontem. Disse-lhe – “Boa piada”. Rimos ambos e ela já se despedia alegremente: – desculpe a brincadeira.

A leitora tinha razão a meu respeito, porque não nego as minhas repetições. E, além disso, sem o querer, ela definira toda uma época jornalística. […]Outro dia, um colega veio para mim, aflitíssimo: – “Não sei o que eu tenho, não sei.” Pergunto: – Dor de cabeça?” Pergunto. Não, não. E explica: – “Estou me sentindo velho, velho.” Ofereci-lhe um comprimido, como se ele pudesse curar a súbita velhice com aspirina. Até que percebi toda a verdade: – era uma velhice profissional e repito: nós, jornalistas, é que estamos mais obsoletos, mais fora de moda do que o charleston, do que o tango, do que Benjamin Costallat.” (p.67-68) Nelson Rodrigues O Reacionário memórias e confissões

Ontem, a passear pelas calçadas da rua André Poente. Ontem, quando cachorro quente era a melhor delícia, no Joe’s. Ontem quando namorado buzinava na calçada. Ontem, a televisão deliciava com o seriado Bonanza, e, torcíamos para o futebol brasileiro, para o vôlei, ontem eu deveria ser como hoje, feliz. Ontem vira hoje, e vira alegria dobrada. ElizaBeth Mattos – junho de 2021 – Torres (ontem era apenas veraneio, hoje delícia de todos os meses)

2 comentários sobre “Nelson Rodrigues, óbvio

  1. Betinha escreves tão bem vejo as imagens passando o sol quentinho o amor pulsando tudo ali à frente na leitura!! Textos cobertos de ternura inteligente !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s