Puxa, agarra

Marguerite Yourcenar.  Vida virada, cigana. Desordem no prazer. Encontrei o pequeno Golpe de Misericórdia. Editora Nova Fronteira, segunda edição. Data de leitura, 20 de janeiro de 1984. Sim, com anotações. Às vezes me pergunto por que lemos se esquecemos… deve estar na memória… Ou penso que deva estar. Leitura pode ser assim mesmo, ou já é outra coisa, ou estudo, ou distração. De repente o livro volta.

Creio que em cada vida há períodos em que o homem existe realmente, e outros em que não passa de um aglomerado de responsabilidades, de fatigas e, para os cérebros fracos, de vaidade. ” (p.107)

“ […] ninguém escolhe os seus parceiros na vida. ” (p.99),

“ O que menos suporto é ser poupado; “ (p.72)

 “ As relações mal definidas são, aliás, quase indestrutíveis. Éramos um para o outro de uma franqueza desordenada. É preciso lembrar que a moda da época colocava a sinceridade total acima de tudo. Em vez de falarmos de amor, falávamos sobre o amor, mascarando com a ajuda das palavras uma inquietação que outro teria resolvido com atos, e da qual circunstancias não nos permitiam escapar pela fuga. ”(p.55)

“ A crueldade é um luxo de ociosos, como as drogas e as camisas de seda. Em matéria de amor sou igualmente partidário da perfeição exata. ” (p.18)

Texto precioso, duríssimo. Como disse, não lembrava de mais nada. Angústia esquisita: puxa, agarra, e não se sabe o motivo. Silêncio. Tanta memória esquecida!

Chove muito. Forte. Trovoadas. Chuva. Escrevo sem pressa. Penso. Não sei… Elizabeth M.B.Mattos – Torres – julho de 2016cropped-2016-05-04-14-32-151.jpg Vou escrever amanhã.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s