Almoçar contigo

Eu te confesso, não sei por que estou triste, mas isso me cansa.

Estás apaixonado! Repito.

São muitos livros. Ou apenas alguns, ou todos. Impossível ler assim um depois do outro. Ou é apenas este que não consigo largar? Amanhã, na batalha, pensa em mim. Se possível ler Marías em espanhol. Leio em português, editado com cuidado pela Martins Fontes, Javier Marías, Madri, 1951.

Estou a pensar nestas marcas definitivas e escondidas da infância. Afinal somos sem saber que somos.

Os livros abrem caminhos, escrevem o que nunca se imaginou possível. É uma nova experiência. Um fragmento e a imaginação rola… E não vais ficar nem triste nem cansado, apenas apaixonado.

“Nada lhe vinha à boca e não havia expressão em seus olhos, quero dizer nenhuma expressão reconhecível, das que costumam ter um nome dado pelos adultos – de perplexidade, de ilusão, de medo, de indiferença, de confusão, de aborrecimento -; seu cenho levemente franzido devia-se a seu despertar indeciso, a nada mais, pelo menos foi o que disse a mim mesmo. Levantei-me com cuidado e me aproximei lentamente dele lentamente, sorrindo-lhe um pouco e dizendo-lhe em voz muito baixa, num sussurro: ‘Você tem de ir dormir de novo, Eugenio, é muito tarde. Vamos, tem de voltar para a cama. ’ Da minha altura pus a mão em seu ombro – na outra ainda o sutiã, como se fosse um guardanapo usado. ” (p.24)

“Mas naquela noite não estavam dormindo, é possível que nenhum deles, ou não inteiramente, como se deve, a mãe seminua e fora dos lençóis, indisposta, com um homem velando-a a quem conhecia superficialmente. ”(p.27)

Arrumei a mesa e fiz uma salada de rúcula, alface e tomate. Depois ou antes, como gostares. Tenho ameixas. Um copo de vinho pra cada um… Depois vamos assistir O Mercador de Veneza. No fim da tarde tem Grenal.

Tão bom almoçar contigo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s