MANUCA LEAL e a memória

Generosa referência memória que abraça e retoma, retorna. Uma palavra e volta   o tempo, revigora … faz a boa trilha … O que o outro lembra importa, é o agora permanente. Estamos para sempre presos na memória do outro. No depoimento todos voltam para se deixar ficar em longas e amistosos conversas … E. M.B. Mattos e fotos de Luiza Mattos Domingues Recife, meio de 2017

ESCULTURA CERÂMICA

 

 

“Parabéns amigo e aliado de longa data… A Cerâmica e a Casa grande do Engenho São Francisco tanto quanto a casa da Praia em Candeias me traz boas lembranças, desde criança. Gostava de andar nos cavalos e tomar banho na praia de Candeias de águas rasas e coqueirais desérticos. Obrigado também pelos prazeres da  minha adolescência, quando pude participar dos almoços de domingo, com Deborah, você e convidados, sempre falando de cultura … Saudades de Aloísio Magalhães, Pio Guerra, Marcelo Mario Carneiro Leão e André, meu padrinho Ariano Suassuna, Bebe Seixas, Luiz Tavares, de Zélia, Maria Carmem, Hilda, Maria Dulce, Tânia … e tantos outros, e os de fora , muitos levados por Cesar, Donald Schuller, a linda Lina Bo Bardi, Pietro Bardi, Niemeyer, Burle Marx, Carlos Néjar, Pontes, Ledo Ivo, Antônio Houaiss, Álvaro Lins, José Guilherme Mérquior, Jorge Amado e Zélia, Mauro Motta, Marcos Vilaça, o Grande Eduardo Portella, (padrinho de um de meus irmãos) Nélida Pinõn, Hilda Hilst, Afrânio Coutinho, Ivan Junqueira, o pintor João Câmera, escultor Abelardo da Hora e tantos outros. Isso sim era uma verdadeira Academia de aprendizado …, mas só seis faziam parte da ACADEMIA DOS EMPAREDADOS, Você, Cesar, Marcelo, André Bebe Seixas e Ariano.
Obrigado também, por me ajudar no início de meus negócios,
sendo dos meus primeiros clientes.  Todo esse trabalho de restauração, e antes de tudo instalação de uma nova Industria, inclusive, dando segmento as peças de porcelanas iniciadas por seu pai, e o senhor Ricardo Lacerda, porcelanas que faltavam no mercado para o nordeste pobre e sul longe, … comparáveis as Villeroy, Bosh, Lomonosov, Braz Gil e outras, tudo isso foi o resultado de muita dedicação, foco, trabalho duro e incansável e vontade de se realizar…
Você conseguiu! É Um Vencedor, dos grandes e Eterno…O tempo não acaba a Obra, … você já tinha dito que talvez precisasse ter duas vidas para completar as obras … as obras já estão completas, mas as duas vidas com toda sabedoria nos traria mais e mais o que há de melhor. Você na escultura e Balthus na pintura, sempre estiveram ligados a sexualidade. Como você disse, eu digo, a melhor maneira de viver é não ter medo da morte. Você já diz que tem medo do sofrimento. Com a morte só se perde o presente. Mas não o passado que já não temos e nem o futuro que não teremos. Você diz que começamos a morrer ao nascer. Schopenhauer, dizia que o erro é nascer, mas uma vez nascido, devíamos fazer de tudo para ter uma vida a menos sofrida possível.
Outro dia comentei que se muitos dos nossos grandes artistas morassem fora seriam tão grandes ou maiores que muitos que estão por aí na Europa e EUA. Mas como você diz, a lucidez, os hábitos, valores, mas sobretudo a cerâmica, embora em ruínas, as estruturas para a obra estavam aqui em Recife mesmo. E tudo que você vislumbrava, com certeza, estava aqui. Mesmo sem a ajuda dos irmãos e primos, mas com o incentivo de seus amigos entre eles, Cesar, e a lealdade dos seus assessores mais próximos… a obra se realizou e está viva, e está aqui. Um sonho, a velha fábrica abandonada se tornou a realidade: Oficina Francisco Brennand. Pessoas com sobrenomes Brennand tem muitos…
Mas, apenas um Brennand será eterno e inigualável. O abraço de sempre, meu de meus irmãos e de Jazette … Vida longa desejamos, e ainda estendido a Nenem, Mary, Pierre, Victória, e In Memorian a Deborah,a Deby de sempre, alegre e defensora e criadoras dos animais. Enfim a todos. ”

SIMBOLO de BRENNAND

Lomonosov porcelanaVilleroy

Balthus lindaaaaaaaaaaaaaaaaBalthus lindaaaaaaaaaaaaaaaaBalthus lindaaaaaaaaaaaaaaaaBras Gil

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s