reticência

“[…]  A teu ver, o que esse absurdo pode significar?  –  […]
 – Eu mesmo não o sei plenamente; sei apenas que o meu sentimento era sincero. Ali eu experimentava momentos de vida plena e esperanças extraordinárias.
 – Que esperanças?
 – É difícil explicar, só que não eram aquelas em que você talvez esteja pensando, eram esperanças…bem, numa palavra, esperanças de futuro e de alegria com o fato de que talvez lá eu não fosse um estranho, um estrangeiro. De repente gostei muito de estar em minha pátria. Em uma manhã de sol peguei subitamente da pena e escrevi uma carta para ela; por que para ela eu não sei. Às vezes a gente sente vontade de ter uma amiga ao lado; e, pelo visto, me deu vontade de ter uma amiga… – acrescentou o príncipe depois de uma pausa.
 – Estarás apaixonado?” (p.356)
Por que transcrevo uma conversa tão simples/prosaica e cheia de reticência? Porque me apaixono pela prosa e narrativa de Dostoiévski tão tarde! Este prazer me chega tão tarde! O Idiota deve/teria/precisa de leitura lenta.Eu devoro o texto. Quero interromper, mas não consigo. Os olhos me fazem interromper a leitura/fechar o livro. Eu também escrevo cartas, cartas emergenciais, escorregadias, pontuais e, às vezes, apaixonadas porque, porque… Não sei. Queria tanto compartilhar, mas não estás aqui, e nunca respondes, sequer sei se lês o que escrevo.  Resguardas os teus sentimentos. Tu tens com quem compartilhar, eu, eu…., não tenho. Então te escrevo, e espero. Beth Mattos – junho de 2020 – Torres
o idiota e meus rabiscos bem interessante
Os três pontos, dispostos paralelamente à linha e ao lado de alguma palavra, usado para marcar uma pausa no enunciado, pode indicar omissão de alguma coisa que não se quer revelar, emoção demasiada, insinuação etc.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s